Pular para o conteúdo principal

Paraty

Estive num lugar muito especial esses dias: Paraty. 

Paraty é uma cidade que fica ao sul do estado do Rio de Janeiro e é uma cidade bem badalada. Todos já ouviram falar da cidade, principalmente por conta da Flip. Paraty leva esse nome por conta dos seus alambiques de cachaça. Antigamente a palavra paraty significava cachaça então o nome pegou. Porém, eu conheci Paraty por um outro prisma. 

Estive em Paraty à trabalho. O mais legal de você conhecer uma cidade é conhecê-la por conta do fator histórico, por conta das igrejas antigas que existe numa cidade (onde há igreja há história) e por conta  de seus moradores. Paraty é um misto de tudo isso e mais um pouco. É uma cidade bonita, preparada para receber turistas, simpática, romântica e muito mística. Conheci Paraty andando por suas ruas (quando tinha tempo), falando com sua gente e escorregando nas pedras das ruas. Não há quem não dê topada e não escorregue naquelas pedras, quem anda sem tropeçar e sem escorregar são só os caiçaras. Então a dica: leve tênis... E não só o tênis, leve o interesse em conhecimento. Paraty é uma cidade apta pra cultura, tem livraria, unidades ótimas do SESC, restaurantes diversos, barraquinha de doce, praça, azulejos e telhas iguais as da Casa de Rui Barbosa. Inclusive, abacaxis nas grades das casas, significando a riqueza de seus antigos moradores. Há igrejas coloniais de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito para os negros escravos, a linda igreja de Santa Rita dos pardos libertos (soube que há uma festa lindíssima em homenagem à santa), a igreja da Matriz para os ricos e a igreja da Nossa Senhora das Dores mais conhecida como "capelinha" para as senhoras brancas e ricas. Há os casarios coloniais e além disso tudo, a cidade tem muita influência da maçonaria e para mim que acabara de ler um livro sobre Saint-Germain (se puderem leiam O Iniciado), pronto, foi um prato cheio. E aí o misticismo invade tudo: das casas que possuem símbolos maçônicos, as muitas cornetas nas fachadas até as várias lamparinas. Ao meio-dia a maré sobe e cobre algumas ruas perto do cais, então circular por ali é colocar o pé na maré e eu coloquei, é uma delícia... Paraty tem o passeio de barco ou de escuna que são pra todos os gostos, as ilhas são bonitas e o verde do mar tem gradações de esmeralda a jade e de jade a azul... lindo! E a noite, apesar do sol quente do dia, faz um frio gostoso. Porém, o mais bacana e marcante pra mim em Paraty foi conhecer o lar para idosos São Vicente de Paula. Ali é um caso a parte... O idoso que vive num asilo é um manancial de histórias. Têm aqueles com doenças psíquicas, têm outros que são carentes de atenção, têm os que possuem limitações físicas, outros que apesar de suas limitações físicas têm uma alegria de viver incrível. Pra mim conhecê-los foi fantástico, Principalmente conhecer a Zilda que apesar de cega (Santa Luzia é protetora dos cegos) e isso me toca muito, tinha uma felicidade na vida. Conhecer os Beneditos um com deficiência auditiva e outro carrancudo que depois de alguns minutos de música fizeram sua "incapacidade" e rabugice irem pro beleléu, foi único. Ver a Lúcia mesmo com uma resistência inicial em estar ali, estar em poucos minutos, disputando um instrumento com o outro idoso foi sensacional. No final estavam todos integrados conosco e eu com eles... 

Paraty teve coisas mágicas... Era para, de fato, ter ido àquele local, eu sei o quanto cada dia lá e cada "aparição" simbólica tem significação na minha vida. sei que estou no caminho certo, pelo menos no que tange a minha espiritualidade, na minha visão de mundo, na minha visão de pessoas... E ainda ser brindada com bom papo e cujas palavras tais como: "energia vibracional" e "karma" aparecem do nada ditas por pessoas distintas... é f... E ainda ter, no caminho, passado por Muriqui lugar das minhas férias na adolescência e relembrar o gosto da famosa cocada foi muito bom. Quero voltar! 

Eu não sei como é o céu de Santo Amaro, só conheço a música de Flávio Venturini, eternizada pela Maria Bethânia, mas o céu de Paraty é bem parecido com a letra, igualmente lindo, igualmente misterioso...

Conheçam Paraty!

 Chegando em Paraty de barco - ao fundo igreja de Santa Rita- imagem da internet

Paraty quando sobe a maré -imagem da internet



   

   

Comentários

  1. Adorei o texto ! Amo Paraty, tanto quanto amo Tiradentes ! Cidades lindas que fazem parte da história de nosso país

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda adorei você comentando aqui! A cidade é linda mesmo e muito simpática! Beijo no coração!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa Senhora das Dores

Sempre quando estou em algum lugar que tenha uma igreja eu entro. E hoje não foi diferente, estava no Centro do Rio e entrei na igreja de Santa Rita, já fui inúmeras vezes,  e gosto de assistir a missa de lá. Gosto e aprecio rituais. Assim como gosto e aprecio imagens, sejam quais forem. A igreja estava com todos os santos cobertos, mas havia uma imagem sem cobertura: a de Nossa Senhora das Dores. Durante a missa fiquei muito atenta àquela imagem... Manto roxo, expressão de dor e com um punhal cravado no peito. Ela estava aparente porque estamos na Semana Santa, a semana do calvário de Cristo, seu filho. Pensei em quantas dores nós, mulheres ou não, passamos durante a vida e muitas ainda vamos passar. Quantas mães perderam seus filhos ou filhas (dor incalculável), quantos de nós perdemos todos os dias e nos doemos. As dores do parto, a dor da morte, a dor da perda de um ente querido, a dor de uma doença, a dor de receber uma notícia ruim, a dor de perder um emprego, em perder tudo

A glândula pineal e o Olho de Hórus

Sempre gostei de pesquisar sobre muitas coisas, principalmente se eu estou envolvida de alguma forma com determinado assunto. E a espiritualidade é a bola da vez, na verdade, sempre foi, só que agora tem aflorado ainda mais. Quanto mais me aprofundo sobre algo, mais a vida vai me levando... Cheguei na glândula pineal. A glândula pineal ou epífise é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Conectada aos olhos através dos nervos. Produz melatonina que promove o ritmo diário de luz e escuridão, com isso ela é reguladora do sono. Também é reguladora de outras glândulas dentre elas está a hipófise. Ela tem o tamanho de um caroço de ervilha. Se fizéssemos um corte cerebral ela estaria localizada entre os dois olhos e na direção abaixo da moleira. Em algumas pessoas a pineal apresenta cristais de apatita. E segundo alguns médicos quanto maior o número de cristais maior a capacidade de captar ondas eletromagnéticas. Acho válido um ap

Liberdade ainda que tardia

Amanhã, comemora-se o 21 de abril, essa data tem um grande significado para mim e para a História brasileira. Hoje vou escrever sobre o que está escrito na bandeira inconfidente que se tornou a bandeira do estado de Minas Gerais: Libertas Quae Sera Tamen  e do simbolismo do triângulo e sua cor vermelha, tudo no meu humilde modo de interpretar. O triângulo que está na bandeira possui os três lados iguais chama-se equilátero. Esse triângulo, segundo estudiosos simboliza a terra. Para os alquimistas simboliza o fogo e o coração. O triângulo tem uma grande importância para a maçonaria o chamam de delta luminoso por conta da forma maiúscula da letra grega. Segundo a maçonaria, a base representa duração e os seus lados iguais representam, cada um deles, a Treva e a Luz compondo um ternário cósmico. O triângulo possui três pontas, três é um dos números áureos. O Três simboliza a tríade celestial. O vermelho é símbolo fundamental do princípio da vida. Incita a ação, lança como um s