Pular para o conteúdo principal

As olimpíadas e o narcisismo

Os jogos olímpicos estão aí, acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, minha cidade. Gosto muito de esportes, de assistir, torcer e me retorcer... Acho que seria uma boa esportista se na juventude tivesse tido oportunidades. Certamente seria daquelas que dão o sangue, literalmente, pra defender a camisa verde e amarela. No geral sou assim para muitas coisas, sou passional, ansiosa, visceral, sou dedicada por coisas que acredito e perfeccionista, só que a vida me levou para outros rumos e no fundo bate até aquele famoso "se", mas nem tudo é o que queremos... Por outro lado o início das olimpíadas me fez refletir um outro lado da condição humana: o ego.

Como um atleta de alta performance trabalha a condição egóica? Como deve ser trabalhar a derrota dentro de si? E quando você é um atleta de sucesso e de reconhecimento mundial, como fica sua condição narcísica? E penso que não seria somente os atletas a terem que trabalhar com isso, mas todos aqueles que lidam com as atenções voltadas para si. Um atleta de alta performance é sempre muito cobrado tanto fisicamente, como mentalmente. A cobrança por resultados é muito grande e sua autocobrança também. Gente, deve ser muito difícil lidar com essas emoções. Nós meros mortais, pelo menos eu, já sofro muito com as minhas questões emocionais, imagina um indivíduo que lida diariamente com cobranças externas por grandes resultados? Acredito que assim também é com artistas e todas as outras profissões que precisam dos aplausos alheios para sua sobrevivência. Quando esse atleta ou artista já trabalha psicologicamente seu ego e suas frustrações talvez fique menos difícil lidar com o fim da carreira, e quando não se trabalha? Quando ele só se imagina sobrevivendo apenas da ilusão de ser aplaudido ou a ilusão da ilusão? Quando você tá no auge da fama ou do desempenho esportivo todos te aplaudem ou dizem maravilhas a seu respeito, mas vem a reboque aquelas "aves de rapina" que te rondam esperando as sobras da sua carniça. As "aves de rapina" ou os vampirizadores chegam de manso, adulando, endeusando, elogiando... a menor espera estão lá sugando suas energias, aquilo que você tem de melhor, vivenciando a teoria utilitária e você acaba se corrompendo ou passando por cima de valores, éticos e morais, para viver naquela ilusão que os vampirizadores te incutem... Caso os atletas ou o artistas não tiverem clareza do que se quer e das pessoas que realmente estão do seu lado torcendo por eles verdadeiramente, aquelas pessoas que viram seu suor e lutaram com eles para hoje usufruindo de seus reconhecimentos, aí a coisa desanda e mais cedo ou mais tarde eles podem estar num verdadeiro labirinto cuja saída se torna cada vez mais difícil. Contudo, acredito também que pessoas narcisistas na maioria das vezes escondem um interno de inseguranças e medos. Precisam se travestir de uma capa do "todos olham pra mim e gostam de mim" para esconder a podridão que existe dentro de si.  Quando você conversa com uma pessoa que quer sempre o foco da atenção nela mesma é triste...  

Narciso morreu afogado por se auto-admirar. Eu já vi gente que por suas neuroses e falhas ao se ver acabaram com suas vidas, achando que os aduladores são as pessoas certas. Seu modo de encarar o espelho e sua auto-imagem é tão doentia que sempre ficam achando que ainda podem e querem mais. Vaidade e orgulho são os alimentos das distorções egóicas e são os alimentos dos vampirizadores também. O tombo dessas pessoas sempre é muito feio.  

Aí, concluo o seguinte: deixa eu ficar na minha, comendo meu feijão com arroz, torcendo pela TV e fazendo o meu crochê. Mesmo assim preciso, de vez em quando, rezar uma oração para Nossa Senhora do Desterro para afastar os vampirizadores, que dirá se fosse atleta ou artista na "crista da onda"? 

Fica a dica!     

 (Eco e Narciso - John William Waterhouse - 1903)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa Senhora das Dores

Sempre quando estou em algum lugar que tenha uma igreja eu entro. E hoje não foi diferente, estava no Centro do Rio e entrei na igreja de Santa Rita, já fui inúmeras vezes,  e gosto de assistir a missa de lá. Gosto e aprecio rituais. Assim como gosto e aprecio imagens, sejam quais forem. A igreja estava com todos os santos cobertos, mas havia uma imagem sem cobertura: a de Nossa Senhora das Dores. Durante a missa fiquei muito atenta àquela imagem... Manto roxo, expressão de dor e com um punhal cravado no peito. Ela estava aparente porque estamos na Semana Santa, a semana do calvário de Cristo, seu filho. Pensei em quantas dores nós, mulheres ou não, passamos durante a vida e muitas ainda vamos passar. Quantas mães perderam seus filhos ou filhas (dor incalculável), quantos de nós perdemos todos os dias e nos doemos. As dores do parto, a dor da morte, a dor da perda de um ente querido, a dor de uma doença, a dor de receber uma notícia ruim, a dor de perder um emprego, em perder tudo

A glândula pineal e o Olho de Hórus

Sempre gostei de pesquisar sobre muitas coisas, principalmente se eu estou envolvida de alguma forma com determinado assunto. E a espiritualidade é a bola da vez, na verdade, sempre foi, só que agora tem aflorado ainda mais. Quanto mais me aprofundo sobre algo, mais a vida vai me levando... Cheguei na glândula pineal. A glândula pineal ou epífise é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Conectada aos olhos através dos nervos. Produz melatonina que promove o ritmo diário de luz e escuridão, com isso ela é reguladora do sono. Também é reguladora de outras glândulas dentre elas está a hipófise. Ela tem o tamanho de um caroço de ervilha. Se fizéssemos um corte cerebral ela estaria localizada entre os dois olhos e na direção abaixo da moleira. Em algumas pessoas a pineal apresenta cristais de apatita. E segundo alguns médicos quanto maior o número de cristais maior a capacidade de captar ondas eletromagnéticas. Acho válido um ap

Liberdade ainda que tardia

Amanhã, comemora-se o 21 de abril, essa data tem um grande significado para mim e para a História brasileira. Hoje vou escrever sobre o que está escrito na bandeira inconfidente que se tornou a bandeira do estado de Minas Gerais: Libertas Quae Sera Tamen  e do simbolismo do triângulo e sua cor vermelha, tudo no meu humilde modo de interpretar. O triângulo que está na bandeira possui os três lados iguais chama-se equilátero. Esse triângulo, segundo estudiosos simboliza a terra. Para os alquimistas simboliza o fogo e o coração. O triângulo tem uma grande importância para a maçonaria o chamam de delta luminoso por conta da forma maiúscula da letra grega. Segundo a maçonaria, a base representa duração e os seus lados iguais representam, cada um deles, a Treva e a Luz compondo um ternário cósmico. O triângulo possui três pontas, três é um dos números áureos. O Três simboliza a tríade celestial. O vermelho é símbolo fundamental do princípio da vida. Incita a ação, lança como um s