Pular para o conteúdo principal

O Clube dos Cinco/ The Breakfast Club

Quando assisti ao filme Clube dos Cinco (The Breakfast Club) pela primeira vez era uma criança. Tinha lá pelos oito anos, era 1989. De cara me encantei pelo personagem bad boy John Bender interpretado pelo charmoso ator Judd Nelson. Depois na adolescência assisti ao filme novamente numa dessas Sessões da Tarde e já tive um outro olhar sobre os personagens e o todo do filme. Recentemente o filme passou num canal à cabo e, mais uma vez, o assisti. Hoje, já tenho a noção do que representa e representou. Marcou época.

A história básica do filme é: cinco jovens ficam de castigo por oito horas num sábado na escola. Eles têm como tarefa escrever uma redação com 1000 palavras sobre como se veem. É daí que o filme parte para uma viagem intensa, dramática e comovente. Cada jovem tem uma história diferente de vida. Estereótipos são representados e marcados: o atleta da escola (bonito e valentão); um “nerd”; uma jovem que, segundo caracterização do filme, é “um caso perdido”; uma princesa (ou patricinha) e por fim um bad boy. Todos embarcam numa viagem de emoções e revelações onde nada mais será o mesmo.

O Clube dos Cinco não é só um retrato da idiossincrasia da adolescência, mas sim, o retrato da idiossincrasia de todo ser humano. Não gosto de estereótipos e nem de representação de papéis, pois sei que num determinado momento eles se dissolvem. Quem não conheceu um desses tipos no colégio? Os seres humanos tentam se adequar a determinados grupos para serem aceitos ou sentirem a falsa sensação de pertencimento. Geralmente é o modo de sobrevivência social, servem de proteção. O bonito do filme é que todos entram numa catarse coletiva e se revelam mais do que meros papéis sociais, ou melhor, se revelam mais do que a sociedade os veem. Pude verificar que o filme é uma excelente terapia de grupo em que o condutor, o terapeuta, seria John Hughes o diretor e roteirista do filme.              

Além de ter um belo roteiro, o filme conta com a música Don’t you forget about me, da banda Simple Minds. A cada vez que escuto essa música sinto uma gostosa nostalgia.

Sugiro que assistam ao filme várias vezes e que ouçam a música. Em 2008 foi feito um documentário sobre John Hughes intitulado Don’t you forget about me (mesmo nome da música tema do filme), assistam também, é imperdível.

No mais é só, as considerações finais ficam a encargo de vocês... Mas transcrevo aqui um trecho da redação feita no final do castigo:

Caro Sr. Vernon, aceitamos o fato de que nós tivemos que sacrificar um sábado inteiro na detenção, o que foi que fizemos de errado... mas acho que você está louco para nos fazer escrever um texto dizendo o que nós pensamos de nós mesmos. Você nos enxerga como você deseja nos enxergar... Em termos mais simples e com as definições mais convenientes. Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro (Brian Johnson)... e um atleta (Andrew Clark)... e um caso perdido (Allison Reynolds)... uma princesa (Claire Standish)... e um criminoso (John Bender)... Isso responde a sua pergunta? Sinceramente, a Breakfast Club.”


Don't You Forget About Me

(Simple Minds)

Hey, hey, hey ,hey
Ohhh...


Won't you come see about me?
I'll be alone, dancing you know it baby
Tell me your troubles and doubts
Giving me everything inside and out and
Love's strange so real in the dark
Think of the tender things that we were working on


Slow change may pull us apart
When the light gets into your heart, baby


Don't You Forget About Me
Don't Don't Don't Don't
Don't You Forget About Me


Will you stand above me?
Look my way, never love me
Rain keeps falling, rain keeps falling
Down, down, down


Will you recognise me?
Call my name or walk on by
Rain keeps falling, rain keeps falling
Down, down, down, down


Hey, hey, hey, hey
Ohhhh.....


Don't you try to pretend
It's my feeling we'll win in the end
I won't harm you or touch your defenses
Vanity and security


Don't you forget about me
I'll be alone, dancing you know it baby
Going to take you apart
I'll put us back together at heart, baby


Don't You Forget About Me
Don't Don't Don't Don't
Don't You Forget About Me


As you walk on by
Will you call my name?
As you walk on by
Will you call my name?
When you walk away


Or will you walk away?
Will you walk on by?
Come on - call my name
Will you all my name?


I say :
La la la...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa Senhora das Dores

Sempre quando estou em algum lugar que tenha uma igreja eu entro. E hoje não foi diferente, estava no Centro do Rio e entrei na igreja de Santa Rita, já fui inúmeras vezes,  e gosto de assistir a missa de lá. Gosto e aprecio rituais. Assim como gosto e aprecio imagens, sejam quais forem. A igreja estava com todos os santos cobertos, mas havia uma imagem sem cobertura: a de Nossa Senhora das Dores. Durante a missa fiquei muito atenta àquela imagem... Manto roxo, expressão de dor e com um punhal cravado no peito. Ela estava aparente porque estamos na Semana Santa, a semana do calvário de Cristo, seu filho. Pensei em quantas dores nós, mulheres ou não, passamos durante a vida e muitas ainda vamos passar. Quantas mães perderam seus filhos ou filhas (dor incalculável), quantos de nós perdemos todos os dias e nos doemos. As dores do parto, a dor da morte, a dor da perda de um ente querido, a dor de uma doença, a dor de receber uma notícia ruim, a dor de perder um emprego, em perder tudo

A glândula pineal e o Olho de Hórus

Sempre gostei de pesquisar sobre muitas coisas, principalmente se eu estou envolvida de alguma forma com determinado assunto. E a espiritualidade é a bola da vez, na verdade, sempre foi, só que agora tem aflorado ainda mais. Quanto mais me aprofundo sobre algo, mais a vida vai me levando... Cheguei na glândula pineal. A glândula pineal ou epífise é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Conectada aos olhos através dos nervos. Produz melatonina que promove o ritmo diário de luz e escuridão, com isso ela é reguladora do sono. Também é reguladora de outras glândulas dentre elas está a hipófise. Ela tem o tamanho de um caroço de ervilha. Se fizéssemos um corte cerebral ela estaria localizada entre os dois olhos e na direção abaixo da moleira. Em algumas pessoas a pineal apresenta cristais de apatita. E segundo alguns médicos quanto maior o número de cristais maior a capacidade de captar ondas eletromagnéticas. Acho válido um ap

Liberdade ainda que tardia

Amanhã, comemora-se o 21 de abril, essa data tem um grande significado para mim e para a História brasileira. Hoje vou escrever sobre o que está escrito na bandeira inconfidente que se tornou a bandeira do estado de Minas Gerais: Libertas Quae Sera Tamen  e do simbolismo do triângulo e sua cor vermelha, tudo no meu humilde modo de interpretar. O triângulo que está na bandeira possui os três lados iguais chama-se equilátero. Esse triângulo, segundo estudiosos simboliza a terra. Para os alquimistas simboliza o fogo e o coração. O triângulo tem uma grande importância para a maçonaria o chamam de delta luminoso por conta da forma maiúscula da letra grega. Segundo a maçonaria, a base representa duração e os seus lados iguais representam, cada um deles, a Treva e a Luz compondo um ternário cósmico. O triângulo possui três pontas, três é um dos números áureos. O Três simboliza a tríade celestial. O vermelho é símbolo fundamental do princípio da vida. Incita a ação, lança como um s