Pular para o conteúdo principal

Predador

Quando vi já estava consumado. Um gavião havia abatido um pardal e estava no galho do meu cajá a depenar cuidadosamente a presa.

O gavião era lindo, imponente, suas garras eram gigantescas, suas penas de cor marrom lustrosas, seu bico adunco ofereciam a imagem perfeita do Predador. Ao me deparar com a cena tive um pouco de medo, mas a atração e beleza do momento me capturavam. Aquilo era a verdadeira execução da cadeia alimentar: predador e presa, juntos ali aos meus olhos.

Pensei que os predadores fossem logo comendo a sua presa depois de abatidas, não. Eles a preparam primeiro. Pelo menos o gavião foi depenando meticulosamente o peito do pardal, para depois dar a bicada inaugural. Ao perceber que estava sendo observado, foi embora, devorar seu banquete num lugar mais privado.

Em quais momentos somos presa ou predador? Quando abatemos e somos abatidos será que nos expomos? Comeremos ou seremos comidos em locais privados, longe dos olhos inquisidores? Há de se pensar...

 * * *

O carnaval se aproxima. Em todo o país há uma contagem regressiva. Para quem gosta é o momento de confeccionar a fantasia que melhor lhe cabe para brincar a festa do Momo. Para aqueles que não gostam, cabe o recolhimento.

Confeccionar fantasias acho um barato. Sempre curti isso. Quando pequena ficava olhando minha mãe fazer as minhas. Era baianinha, pareô, melindrosa, sarongue... Quando chegava o dia da estreia, que felicidade.

Há quem prefira além da fantasia usar máscaras. Outros usam só máscaras. Máscaras são um bom adorno para brincar o carnaval. Existem máscaras para todos os gostos: as políticas, as venezianas, as de heróis, as de bate-bola (Clóvis), enfim há uma infinidade delas. E você? Já escolheu a sua? Qual se adequa melhor ao seu self? Ou prefere usar a máscara que comumente se usa durante o ano todo? Ops...   


E em homenagem a festa do Momo e já pensando na quarta de cinzas, escolhi uma música que gosto muito  está no cd Que falta você me faz no qual Maria Bethânia interpreta as músicas de Vinícius de Moraes:


A Felicidade
Tom Jobim/Vinícius de Moraes

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranqüila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor.
A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo se acabar na quarta-feira

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar

A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como está noite
Passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Pra que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos de amor.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa Senhora das Dores

Sempre quando estou em algum lugar que tenha uma igreja eu entro. E hoje não foi diferente, estava no Centro do Rio e entrei na igreja de Santa Rita, já fui inúmeras vezes,  e gosto de assistir a missa de lá. Gosto e aprecio rituais. Assim como gosto e aprecio imagens, sejam quais forem. A igreja estava com todos os santos cobertos, mas havia uma imagem sem cobertura: a de Nossa Senhora das Dores. Durante a missa fiquei muito atenta àquela imagem... Manto roxo, expressão de dor e com um punhal cravado no peito. Ela estava aparente porque estamos na Semana Santa, a semana do calvário de Cristo, seu filho. Pensei em quantas dores nós, mulheres ou não, passamos durante a vida e muitas ainda vamos passar. Quantas mães perderam seus filhos ou filhas (dor incalculável), quantos de nós perdemos todos os dias e nos doemos. As dores do parto, a dor da morte, a dor da perda de um ente querido, a dor de uma doença, a dor de receber uma notícia ruim, a dor de perder um emprego, em perder tudo

A glândula pineal e o Olho de Hórus

Sempre gostei de pesquisar sobre muitas coisas, principalmente se eu estou envolvida de alguma forma com determinado assunto. E a espiritualidade é a bola da vez, na verdade, sempre foi, só que agora tem aflorado ainda mais. Quanto mais me aprofundo sobre algo, mais a vida vai me levando... Cheguei na glândula pineal. A glândula pineal ou epífise é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Conectada aos olhos através dos nervos. Produz melatonina que promove o ritmo diário de luz e escuridão, com isso ela é reguladora do sono. Também é reguladora de outras glândulas dentre elas está a hipófise. Ela tem o tamanho de um caroço de ervilha. Se fizéssemos um corte cerebral ela estaria localizada entre os dois olhos e na direção abaixo da moleira. Em algumas pessoas a pineal apresenta cristais de apatita. E segundo alguns médicos quanto maior o número de cristais maior a capacidade de captar ondas eletromagnéticas. Acho válido um ap

Liberdade ainda que tardia

Amanhã, comemora-se o 21 de abril, essa data tem um grande significado para mim e para a História brasileira. Hoje vou escrever sobre o que está escrito na bandeira inconfidente que se tornou a bandeira do estado de Minas Gerais: Libertas Quae Sera Tamen  e do simbolismo do triângulo e sua cor vermelha, tudo no meu humilde modo de interpretar. O triângulo que está na bandeira possui os três lados iguais chama-se equilátero. Esse triângulo, segundo estudiosos simboliza a terra. Para os alquimistas simboliza o fogo e o coração. O triângulo tem uma grande importância para a maçonaria o chamam de delta luminoso por conta da forma maiúscula da letra grega. Segundo a maçonaria, a base representa duração e os seus lados iguais representam, cada um deles, a Treva e a Luz compondo um ternário cósmico. O triângulo possui três pontas, três é um dos números áureos. O Três simboliza a tríade celestial. O vermelho é símbolo fundamental do princípio da vida. Incita a ação, lança como um s