Pular para o conteúdo principal

13 de maio

Hoje é dia 13 de maio. Dia em que se comemoram muitas coisas... Dia de Nossa Senhora de Fátima, dia da Abolição da Escravatura no Brasil e dia de Preto Velho. 

O numeral treze segundo os simbolistas desde a Antiguidade foi considerado um número de mau agouro. Porém, outros, dizem que o numeral representa um sistema organizado e dinâmico"mas de terminado e particular,não universal; seria como a chave de um conjunto parcial e relativo". Por isso, alguns o interpreta como um poder gerador, seja ele bom ou mau. Determinando uma evolução fatal em direção à morte. Não devemos encarar a morte como um fim e sim um recomeço após a conclusão de um ciclo. Esse numeral corresponde a um recomeço com um refazer de algo e não um renascer de algo.

Pois bem, dia 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea. Lei que decretava o fim da escravidão no Brasil, todos os esforços abolicionistas se fizeram concretos após a assinatura da redentora Princesa Isabel. Todos que eram a favor da causa abolicionista usavam a flor camélia como símbolo, ou então, plantavam-na em seu jardim. Quilombos também possuíam pés de camélia plantados em seu chão. A própria Redentora após assinar a Lei recebeu um buquê de camélias. Mas antes de assinar a Lei Áurea foram instituídas outras leis em favor dos escravos: Lei do Ventre Livre (1871) escravos nascidos a partir daquela data seriam livres e Lei do Sexagenário (1885) escravos a partir dos sessenta anos não trabalhariam mais. É por aí que vou seguir...

Constam em alguns relatos que os escravos e escravas que eram desta idade não trabalhavam mais nas lavouras, então, seus filhos ou outros escravos davam uma cota semanal de alimento, às segundas-feiras, para a sua subsistência. Por respeito a sua idade, por respeito a sua sabedoria e pelos anos de trabalho nas lavouras. Daí o culto aos pretos velhos serem às segundas-feiras. A Umbanda foi instituída no início do século XX em 1908 na Federação Espírita de Niterói que mais tarde passou a se chamar Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, cujo médium Zélio Fernandino de Moraes incorporou nesta data às 20 horas o caboclo das Sete Encruzilhadas com a seguinte mensagem: "Aqui inicia-se um novo culto em que os espíritos de pretos velhos africanos, que haviam sido escravos e que desencarnavam não encontram campo de ação nos remanescentes das seitas negras, já deturpadas e dirigidas quase que exclusivamente para os trabalhos de feitiçaria, e os índios nativos da nossa terra, poderão trabalhar em benefícios dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja cor, raça, credo ou posição social. A prática da caridade no sentido do amor fraterno será característica principal deste culto, que tem base no Evangelho de Jesus e como mestre supremo Cristo". 

Os(as) pretos(as) velhos(as) são cultuados na Umbanda e seu dia de festa é 13 de maio, porém, toda segunda-feira, curiosamente o mesmo dia que se cultua as almas no catolicismo, há culto em sua homenagem. São sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos". Mandingueiros poderosos, sentado num banco, fumando seu cachimbo e benzendo com seu ramo de arruda. Estão sempre descalços, usam um fio de contas de lágrima de Nossa Senhora ou contas pretas e brancas, cruzes e figas. Sua comida é feijoada, além de frutas, arroz doce, doce de abóbora, doce de cidra, coco fatiado, quindim, canjica e bolo de milho. Gostam de flores e sua bebida são: café, vinho doce, cerveja preta, água de coco e vinho branco licoroso. Existem várias linhas de pretos velhos onde os de Aruanda são da linha de Oxalá e assim por diante... No Candomblé existem os baba eguns onde também são cultuados às segundas-feiras. Preto Velho é ancestralidade, a sabedoria, a identidade de um povo. 

Que os(as) Pretos(as) Velhos(as) nos cubram com sua sabedoria, sua paz e sua paciência. Que tire de todos nós a maldade dos vivos e dos mortos. Que assim como a Lei Áurea nos liberte de todos os nós da vida e que assim como o numeral treze, nos dê força para o nosso refazimento depois de um ciclo concluído. Espíritos de luz, ajudem na nossa caminhada e que nosso trajeto seja coberto de camélias!

Saravá!  

Amado Pai Maior, de joelhos peço Vosso amparo divino neste momento.

Envie Suas irradiações vivas e divinas e envolva todo meu espírito, remova todas as imantações e vibrações negativas para que, equilibrado e harmonizado, eu possa invocar o trabalhar com o mistério dos Pretos Velhos.

Amados Senhores Regentes do Trono da Evolução, peço ao amado Pai Obaluaiê e à amada Mãe Nanã Buruquê que abra o Vosso Portal e acolha minha prece.
Amém!

Amado(a) Preto(a) Velho(a),

De joelhos peço a vossa presença ao meu lado direito e que através do meu lado sagrado, vós possa auxiliar-me e amparar-me neste momento de minha vida.

Peço ao senhor(a) que me equilibre energeticamente e acalme meu coração, para que equilibrado eu possa direcionar meus pensamentos e escutar as vossas palavras através do meu eu interior. Os meus desejos e pensamentos já foram registrados nas telas vibratórias divinas e já estou sendo irradiado pelas esferas afins com meu estado de espírito ao qual me encontro nesse momento.

Em sua imensa luz e sabedoria, interceda por mim, para que eu possa ser auxiliado pelas hierarquias de luz a qual estou ligado.

Mostre-me meus erros para que consciente deles possa retificá-los.

Ó meu amado Preto(a) Velho(a), seja a guia que me conduzirá a senda evolutiva do Divino Criador nesta terra de meu Deus, remova todos os buracos, pedras e obstáculos que tem me prejudicado.

Nunca deixe faltar a sabedoria necessária para que eu possa tomar as decisões certas e assim remover as situações que me perturbam;

Nunca deixe faltar saúde em meu corpo material, pois sem ela não consigo viver dignamente nesta terra;

Nunca deixe faltar o alimento de todo dia;

Nunca deixe faltar esperança em realizar os meus sonhos e projetos;

Em sua morada espiritual, zele por mim nesta terra de meu Deus.

Amém!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa Senhora das Dores

Sempre quando estou em algum lugar que tenha uma igreja eu entro. E hoje não foi diferente, estava no Centro do Rio e entrei na igreja de Santa Rita, já fui inúmeras vezes,  e gosto de assistir a missa de lá. Gosto e aprecio rituais. Assim como gosto e aprecio imagens, sejam quais forem. A igreja estava com todos os santos cobertos, mas havia uma imagem sem cobertura: a de Nossa Senhora das Dores. Durante a missa fiquei muito atenta àquela imagem... Manto roxo, expressão de dor e com um punhal cravado no peito. Ela estava aparente porque estamos na Semana Santa, a semana do calvário de Cristo, seu filho. Pensei em quantas dores nós, mulheres ou não, passamos durante a vida e muitas ainda vamos passar. Quantas mães perderam seus filhos ou filhas (dor incalculável), quantos de nós perdemos todos os dias e nos doemos. As dores do parto, a dor da morte, a dor da perda de um ente querido, a dor de uma doença, a dor de receber uma notícia ruim, a dor de perder um emprego, em perder tudo

A glândula pineal e o Olho de Hórus

Sempre gostei de pesquisar sobre muitas coisas, principalmente se eu estou envolvida de alguma forma com determinado assunto. E a espiritualidade é a bola da vez, na verdade, sempre foi, só que agora tem aflorado ainda mais. Quanto mais me aprofundo sobre algo, mais a vida vai me levando... Cheguei na glândula pineal. A glândula pineal ou epífise é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Conectada aos olhos através dos nervos. Produz melatonina que promove o ritmo diário de luz e escuridão, com isso ela é reguladora do sono. Também é reguladora de outras glândulas dentre elas está a hipófise. Ela tem o tamanho de um caroço de ervilha. Se fizéssemos um corte cerebral ela estaria localizada entre os dois olhos e na direção abaixo da moleira. Em algumas pessoas a pineal apresenta cristais de apatita. E segundo alguns médicos quanto maior o número de cristais maior a capacidade de captar ondas eletromagnéticas. Acho válido um ap

Liberdade ainda que tardia

Amanhã, comemora-se o 21 de abril, essa data tem um grande significado para mim e para a História brasileira. Hoje vou escrever sobre o que está escrito na bandeira inconfidente que se tornou a bandeira do estado de Minas Gerais: Libertas Quae Sera Tamen  e do simbolismo do triângulo e sua cor vermelha, tudo no meu humilde modo de interpretar. O triângulo que está na bandeira possui os três lados iguais chama-se equilátero. Esse triângulo, segundo estudiosos simboliza a terra. Para os alquimistas simboliza o fogo e o coração. O triângulo tem uma grande importância para a maçonaria o chamam de delta luminoso por conta da forma maiúscula da letra grega. Segundo a maçonaria, a base representa duração e os seus lados iguais representam, cada um deles, a Treva e a Luz compondo um ternário cósmico. O triângulo possui três pontas, três é um dos números áureos. O Três simboliza a tríade celestial. O vermelho é símbolo fundamental do princípio da vida. Incita a ação, lança como um s