Hoje é dia 13 de maio. Dia em que se comemoram muitas coisas... Dia de Nossa Senhora de Fátima, dia da Abolição da Escravatura no Brasil e dia de Preto Velho.
O numeral treze segundo os simbolistas desde a Antiguidade foi considerado um número de mau agouro. Porém, outros, dizem que o numeral representa um sistema organizado e dinâmico"mas de terminado e particular,não universal; seria como a chave de um conjunto parcial e relativo". Por isso, alguns o interpreta como um poder gerador, seja ele bom ou mau. Determinando uma evolução fatal em direção à morte. Não devemos encarar a morte como um fim e sim um recomeço após a conclusão de um ciclo. Esse numeral corresponde a um recomeço com um refazer de algo e não um renascer de algo.
Pois bem, dia 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea. Lei que decretava o fim da escravidão no Brasil, todos os esforços abolicionistas se fizeram concretos após a assinatura da redentora Princesa Isabel. Todos que eram a favor da causa abolicionista usavam a flor camélia como símbolo, ou então, plantavam-na em seu jardim. Quilombos também possuíam pés de camélia plantados em seu chão. A própria Redentora após assinar a Lei recebeu um buquê de camélias. Mas antes de assinar a Lei Áurea foram instituídas outras leis em favor dos escravos: Lei do Ventre Livre (1871) escravos nascidos a partir daquela data seriam livres e Lei do Sexagenário (1885) escravos a partir dos sessenta anos não trabalhariam mais. É por aí que vou seguir...
Constam em alguns relatos que os escravos e escravas que eram desta idade não trabalhavam mais nas lavouras, então, seus filhos ou outros escravos davam uma cota semanal de alimento, às segundas-feiras, para a sua subsistência. Por respeito a sua idade, por respeito a sua sabedoria e pelos anos de trabalho nas lavouras. Daí o culto aos pretos velhos serem às segundas-feiras. A Umbanda foi instituída no início do século XX em 1908 na Federação Espírita de Niterói que mais tarde passou a se chamar Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, cujo médium Zélio Fernandino de Moraes incorporou nesta data às 20 horas o caboclo das Sete Encruzilhadas com a seguinte mensagem: "Aqui inicia-se um novo culto em que os espíritos de pretos velhos africanos, que haviam sido escravos e que desencarnavam não encontram campo de ação nos remanescentes das seitas negras, já deturpadas e dirigidas quase que exclusivamente para os trabalhos de feitiçaria, e os índios nativos da nossa terra, poderão trabalhar em benefícios dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja cor, raça, credo ou posição social. A prática da caridade no sentido do amor fraterno será característica principal deste culto, que tem base no Evangelho de Jesus e como mestre supremo Cristo".
Os(as) pretos(as) velhos(as) são cultuados na Umbanda e seu dia de festa é 13 de maio, porém, toda segunda-feira, curiosamente o mesmo dia que se cultua as almas no catolicismo, há culto em sua homenagem. São sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos". Mandingueiros poderosos, sentado num banco, fumando seu cachimbo e benzendo com seu ramo de arruda. Estão sempre descalços, usam um fio de contas de lágrima de Nossa Senhora ou contas pretas e brancas, cruzes e figas. Sua comida é feijoada, além de frutas, arroz doce, doce de abóbora, doce de cidra, coco fatiado, quindim, canjica e bolo de milho. Gostam de flores e sua bebida são: café, vinho doce, cerveja preta, água de coco e vinho branco licoroso. Existem várias linhas de pretos velhos onde os de Aruanda são da linha de Oxalá e assim por diante... No Candomblé existem os baba eguns onde também são cultuados às segundas-feiras. Preto Velho é ancestralidade, a sabedoria, a identidade de um povo.
Que os(as) Pretos(as) Velhos(as) nos cubram com sua sabedoria, sua paz e sua paciência. Que tire de todos nós a maldade dos vivos e dos mortos. Que assim como a Lei Áurea nos liberte de todos os nós da vida e que assim como o numeral treze, nos dê força para o nosso refazimento depois de um ciclo concluído. Espíritos de luz, ajudem na nossa caminhada e que nosso trajeto seja coberto de camélias!
Saravá!
Amado Pai Maior, de joelhos peço Vosso amparo divino neste momento.
Envie Suas irradiações vivas e divinas e envolva todo meu espírito, remova todas as imantações e vibrações negativas para que, equilibrado e harmonizado, eu possa invocar o trabalhar com o mistério dos Pretos Velhos.
Amados Senhores Regentes do Trono da Evolução, peço ao amado Pai Obaluaiê e à amada Mãe Nanã Buruquê que abra o Vosso Portal e acolha minha prece.
Amém!
Amado(a) Preto(a) Velho(a),
De joelhos peço a vossa presença ao meu lado direito e que através do meu lado sagrado, vós possa auxiliar-me e amparar-me neste momento de minha vida.
Peço ao senhor(a) que me equilibre energeticamente e acalme meu coração, para que equilibrado eu possa direcionar meus pensamentos e escutar as vossas palavras através do meu eu interior. Os meus desejos e pensamentos já foram registrados nas telas vibratórias divinas e já estou sendo irradiado pelas esferas afins com meu estado de espírito ao qual me encontro nesse momento.
Em sua imensa luz e sabedoria, interceda por mim, para que eu possa ser auxiliado pelas hierarquias de luz a qual estou ligado.
Mostre-me meus erros para que consciente deles possa retificá-los.
Ó meu amado Preto(a) Velho(a), seja a guia que me conduzirá a senda evolutiva do Divino Criador nesta terra de meu Deus, remova todos os buracos, pedras e obstáculos que tem me prejudicado.
Nunca deixe faltar a sabedoria necessária para que eu possa tomar as decisões certas e assim remover as situações que me perturbam;
Nunca deixe faltar saúde em meu corpo material, pois sem ela não consigo viver dignamente nesta terra;
Nunca deixe faltar o alimento de todo dia;
Nunca deixe faltar esperança em realizar os meus sonhos e projetos;
Em sua morada espiritual, zele por mim nesta terra de meu Deus.
Amém!
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