Pular para o conteúdo principal

Batom vermelho

Choro, choro mesmo. São tempos para se chorar. Tem gente que acha que chorar é ruim, eu discordo. Chorar é o alívio da alma e a não supressão dos sentimentos. Sou chorona mesmo. Fato! 

Estamos passando por um período tão barra pesada que privar-se de emoções não cabe. Não é fraqueza, pelo contrário, é fazer-se humano. Não vou entrar na questão do como é ou deveria ser um "ser humano", mas o fato da partida recente da cantora Gal Costa, causou um rebuliço interno.

Tenho uma lembrança muito nítida da capa do LP Profana durante a minha infância, lembro que Chuva de Prata, Vaca Profana, Onde está o dinheiro, Tililingo e Tem pouca diferença, quase sumiam de tanto que se ouvia na vitrola (pra quem não sabe, dá um Google). Um fato que me impressionava era a capa: um rosto de mulher muito branco, olhos muito maquiados com uma sombra preta e uma boca pintada de um vermelho sangue e a tal mulher segurava o batom com toda a sua exuberância. Não era apenas um rosto: era o rosto de uma mulher poderosíssima. Quando resolvi usar batom vermelho, pela primeira vez, foi essa capa de LP que me impulsionou. Usar batom vermelho pra mim foi e é libertador. Usar o batom vermelho te faz se desprender de muita coisa e, principalmente, aqueles tão obsoletos paradigmas. Até chegar a esse entendimento dói e não é pouco! Quando usei o "tal do batom vermelho" pela primeira vez foi muito bom! Indiretamente, ou diretamente, eu devo isso a Gal.

Quase sempre acho difícil ser mulher, independente da época. Fico me perguntando se em algum dia ou em alguma Era, esses tantos rótulos dados a nós irão acabar. Têm dias que me sinto completamente exausta em administrar as minhas cobranças internas, as externas e ainda as das entrelinhas... 

O texto é uma pequeníssima homenagem a essa cantora tão sublime que nos deixou tão prematuramente, com uma discografia incrível e uma voz maravilhosa. Gal, jamais será esquecida. Viva a arte! Viva a música!

Curiosamente, agora, me pego, cantando Baby... 

Que tenhamos um pouco de Gal em nós.


*Este texto é para incentivar o uso do batom vermelho sem  moderação!

  

     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa Senhora das Dores

Sempre quando estou em algum lugar que tenha uma igreja eu entro. E hoje não foi diferente, estava no Centro do Rio e entrei na igreja de Santa Rita, já fui inúmeras vezes,  e gosto de assistir a missa de lá. Gosto e aprecio rituais. Assim como gosto e aprecio imagens, sejam quais forem. A igreja estava com todos os santos cobertos, mas havia uma imagem sem cobertura: a de Nossa Senhora das Dores. Durante a missa fiquei muito atenta àquela imagem... Manto roxo, expressão de dor e com um punhal cravado no peito. Ela estava aparente porque estamos na Semana Santa, a semana do calvário de Cristo, seu filho. Pensei em quantas dores nós, mulheres ou não, passamos durante a vida e muitas ainda vamos passar. Quantas mães perderam seus filhos ou filhas (dor incalculável), quantos de nós perdemos todos os dias e nos doemos. As dores do parto, a dor da morte, a dor da perda de um ente querido, a dor de uma doença, a dor de receber uma notícia ruim, a dor de perder um emprego, em perder tudo

A glândula pineal e o Olho de Hórus

Sempre gostei de pesquisar sobre muitas coisas, principalmente se eu estou envolvida de alguma forma com determinado assunto. E a espiritualidade é a bola da vez, na verdade, sempre foi, só que agora tem aflorado ainda mais. Quanto mais me aprofundo sobre algo, mais a vida vai me levando... Cheguei na glândula pineal. A glândula pineal ou epífise é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Conectada aos olhos através dos nervos. Produz melatonina que promove o ritmo diário de luz e escuridão, com isso ela é reguladora do sono. Também é reguladora de outras glândulas dentre elas está a hipófise. Ela tem o tamanho de um caroço de ervilha. Se fizéssemos um corte cerebral ela estaria localizada entre os dois olhos e na direção abaixo da moleira. Em algumas pessoas a pineal apresenta cristais de apatita. E segundo alguns médicos quanto maior o número de cristais maior a capacidade de captar ondas eletromagnéticas. Acho válido um ap

Liberdade ainda que tardia

Amanhã, comemora-se o 21 de abril, essa data tem um grande significado para mim e para a História brasileira. Hoje vou escrever sobre o que está escrito na bandeira inconfidente que se tornou a bandeira do estado de Minas Gerais: Libertas Quae Sera Tamen  e do simbolismo do triângulo e sua cor vermelha, tudo no meu humilde modo de interpretar. O triângulo que está na bandeira possui os três lados iguais chama-se equilátero. Esse triângulo, segundo estudiosos simboliza a terra. Para os alquimistas simboliza o fogo e o coração. O triângulo tem uma grande importância para a maçonaria o chamam de delta luminoso por conta da forma maiúscula da letra grega. Segundo a maçonaria, a base representa duração e os seus lados iguais representam, cada um deles, a Treva e a Luz compondo um ternário cósmico. O triângulo possui três pontas, três é um dos números áureos. O Três simboliza a tríade celestial. O vermelho é símbolo fundamental do princípio da vida. Incita a ação, lança como um s