Pular para o conteúdo principal

Nossas noites

Sempre vivi cercada de livros, filmes e músicas... Quando criança Tinha um avô que de certa forma me proporcionava isso, nunca fomos ricos, mas ele era um sujeito bastante inteligente. Não sei qual foi a parte e o porquê dele se entregar a bebida e desistindo de sua vida , sonhos e de sua família. Minha estada com ele nesse plano foi por 11 anos, mas minha iniciação ao mundo das artes e do gostar disso, veio através dele. 

Ser artista na minha singela concepção é ser em primeiro lugar sensível aos outros, ao mundo que lhe cerca e a si mesmo. É observar como o mundo ao seu redor se comporta e de que maneira podemos encontrar a beleza num todo cinza. É observar a vida se movendo apesar dos pesares, adquirir o melhor dela e ao mesmo tempo, transformar o pior no melhor. Observar e concatenar ideias é o que mais faço e fiz. Pelo pouco extraio o muito que me concede o Universo. 

Adoro filmes, gosto de ler, aprecio uma boa conversa (aquela que te deixa flutuando e entretida), gosto da arte de ficar "presa" a um bom papo. Lembro que com meu avô ele nos prendia com seus assuntos de Segunda Guerra ou falando dos filmes, de suas viagens e de livros. Não era um sujeito perfeito, tinha muitos defeitos, não foi um bom marido, analisando com olhos bem adultos, mas não sei como isso se deu. Por conta dele cresci com a ideia de não ter uma vida pautada na mesmice, sempre quis viajar, conhecer gente interessante, escrever, atuar e fazer da arte uma bandeira de vida, de luta. Cheguei um período em planejar tudo isso e começar a concretizar, porém, a vida vai levando por outros caminhos... mas continuo, dentro de mim gostando das sutilezas e acreditando no meu propósito. 

E por falar em sutilezas acabei de ver um filme produzido pela Netflix chamado Nossas Noites. Com o eterno galã Robert Redford na sua velhice plena e vigorosa e a linda Jane Fonda com sua beleza própria da sua idade sem esconder suas rugas e cabelos brancos. Eles envelheceram e contracenaram de acordo com as questões de suas idades. O tema central do filme é: conversar. Ambos viúvos se propõem a dormirem juntos apenas para conversar e saber um pouco mais um do outro. O filme é sutileza pura, num mundo onde mal se conversa frente a frente. Achei lindo o trecho em que ela pergunta: "Existem coisas que não conseguimos consertar. O que devemos fazer sobre isso? E ele responde: "Podemos tentar conversar." 

Continuo no time a favor, dos papos interessantes, inteligentes, bem humorados e nos que tentam consertar.

Até! 






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa Senhora das Dores

Sempre quando estou em algum lugar que tenha uma igreja eu entro. E hoje não foi diferente, estava no Centro do Rio e entrei na igreja de Santa Rita, já fui inúmeras vezes,  e gosto de assistir a missa de lá. Gosto e aprecio rituais. Assim como gosto e aprecio imagens, sejam quais forem. A igreja estava com todos os santos cobertos, mas havia uma imagem sem cobertura: a de Nossa Senhora das Dores. Durante a missa fiquei muito atenta àquela imagem... Manto roxo, expressão de dor e com um punhal cravado no peito. Ela estava aparente porque estamos na Semana Santa, a semana do calvário de Cristo, seu filho. Pensei em quantas dores nós, mulheres ou não, passamos durante a vida e muitas ainda vamos passar. Quantas mães perderam seus filhos ou filhas (dor incalculável), quantos de nós perdemos todos os dias e nos doemos. As dores do parto, a dor da morte, a dor da perda de um ente querido, a dor de uma doença, a dor de receber uma notícia ruim, a dor de perder um emprego, em perder tudo

A glândula pineal e o Olho de Hórus

Sempre gostei de pesquisar sobre muitas coisas, principalmente se eu estou envolvida de alguma forma com determinado assunto. E a espiritualidade é a bola da vez, na verdade, sempre foi, só que agora tem aflorado ainda mais. Quanto mais me aprofundo sobre algo, mais a vida vai me levando... Cheguei na glândula pineal. A glândula pineal ou epífise é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Conectada aos olhos através dos nervos. Produz melatonina que promove o ritmo diário de luz e escuridão, com isso ela é reguladora do sono. Também é reguladora de outras glândulas dentre elas está a hipófise. Ela tem o tamanho de um caroço de ervilha. Se fizéssemos um corte cerebral ela estaria localizada entre os dois olhos e na direção abaixo da moleira. Em algumas pessoas a pineal apresenta cristais de apatita. E segundo alguns médicos quanto maior o número de cristais maior a capacidade de captar ondas eletromagnéticas. Acho válido um ap

Liberdade ainda que tardia

Amanhã, comemora-se o 21 de abril, essa data tem um grande significado para mim e para a História brasileira. Hoje vou escrever sobre o que está escrito na bandeira inconfidente que se tornou a bandeira do estado de Minas Gerais: Libertas Quae Sera Tamen  e do simbolismo do triângulo e sua cor vermelha, tudo no meu humilde modo de interpretar. O triângulo que está na bandeira possui os três lados iguais chama-se equilátero. Esse triângulo, segundo estudiosos simboliza a terra. Para os alquimistas simboliza o fogo e o coração. O triângulo tem uma grande importância para a maçonaria o chamam de delta luminoso por conta da forma maiúscula da letra grega. Segundo a maçonaria, a base representa duração e os seus lados iguais representam, cada um deles, a Treva e a Luz compondo um ternário cósmico. O triângulo possui três pontas, três é um dos números áureos. O Três simboliza a tríade celestial. O vermelho é símbolo fundamental do princípio da vida. Incita a ação, lança como um s