Pular para o conteúdo principal

Apenas um agradecimento


Era uma vez uma cidade que tinha em seus habitantes a busca por formar e afirmar sua nova identidade preservando as tradições de seus ancestrais. A cidade era constituída por gente da mais variada etnia. Onde em cada canto existia o suor, a luta por reconhecimento e a beleza de sua gente.

Cidade que mostrava sua formação nos contornos de suas ruas, na alegria dos ranchos e nas festas de seus terreiros. Uma gente talentosa frequentava as festas dessa cidade. Políticos, músicos, médicos, artistas, jornalistas e os “sem profissão”. Todos juntos. Num grande bailar de corpos.

A cidade cresceu passaram-se muitos anos e esse povo miscigenado conseguiu fazê-la uma referência mundial. Principalmente na folia. Hoje, no mundo, não há quem não a conheça.

Digo isso, pois, a cabo de ler um livro que me fez viajar e viver os passos daquela gente. Caminhar pelas ruas, assim como eles caminharam, inclusive em muitas já estive. Saber o significado de uma inscrição em latim do prédio ainda presente na avenida movimentada cujo nome é de um presidente. Lembrar da minha gente, chegando em navios fétidos, agonizando em seus porões.

Nei Lopes como um exímio conhecedor fez de seu livro um primor aos meus olhos. É a mais pura história romanceada. Contou a vida de uma das mulheres mais influentes dessa tal cidade. Onde tudo girava ao redor de sua força maternal, seus quitutes e suas festas. Somos filhos dela e de tantas outras. Por causa dela fui pintor, boneca de barro, noiva, padre, e outros tantos personagens. Por conta dela, em criança, me fantasiei de baiana, com direito a todos os balangandãs. Por meus ancestrais subi o Morro da Conceição e a Ladeira do Barroso. Por minha gente percorri o centro velho e fui até os subsolos das igrejas. Por isso sou o que sou e serei sempre.  

Obrigada Nei Lopes pelo primoroso livro, Mandingas da Mulata Velha na Cidade Nova, por tudo aquilo que me fez lembrar e reconhecer. Obrigada Tia Ciata (Tia Amina/Honorata). Obrigada Praça Onze, Gamboa, Santo Cristo, Saúde... Obrigada Vó Chica, Vó Emma, Vó Isaura e Mãe Julia... Obrigada às mulheres da minha vida!

     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa Senhora das Dores

Sempre quando estou em algum lugar que tenha uma igreja eu entro. E hoje não foi diferente, estava no Centro do Rio e entrei na igreja de Santa Rita, já fui inúmeras vezes,  e gosto de assistir a missa de lá. Gosto e aprecio rituais. Assim como gosto e aprecio imagens, sejam quais forem. A igreja estava com todos os santos cobertos, mas havia uma imagem sem cobertura: a de Nossa Senhora das Dores. Durante a missa fiquei muito atenta àquela imagem... Manto roxo, expressão de dor e com um punhal cravado no peito. Ela estava aparente porque estamos na Semana Santa, a semana do calvário de Cristo, seu filho. Pensei em quantas dores nós, mulheres ou não, passamos durante a vida e muitas ainda vamos passar. Quantas mães perderam seus filhos ou filhas (dor incalculável), quantos de nós perdemos todos os dias e nos doemos. As dores do parto, a dor da morte, a dor da perda de um ente querido, a dor de uma doença, a dor de receber uma notícia ruim, a dor de perder um emprego, em perder tudo

A glândula pineal e o Olho de Hórus

Sempre gostei de pesquisar sobre muitas coisas, principalmente se eu estou envolvida de alguma forma com determinado assunto. E a espiritualidade é a bola da vez, na verdade, sempre foi, só que agora tem aflorado ainda mais. Quanto mais me aprofundo sobre algo, mais a vida vai me levando... Cheguei na glândula pineal. A glândula pineal ou epífise é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Conectada aos olhos através dos nervos. Produz melatonina que promove o ritmo diário de luz e escuridão, com isso ela é reguladora do sono. Também é reguladora de outras glândulas dentre elas está a hipófise. Ela tem o tamanho de um caroço de ervilha. Se fizéssemos um corte cerebral ela estaria localizada entre os dois olhos e na direção abaixo da moleira. Em algumas pessoas a pineal apresenta cristais de apatita. E segundo alguns médicos quanto maior o número de cristais maior a capacidade de captar ondas eletromagnéticas. Acho válido um ap

Liberdade ainda que tardia

Amanhã, comemora-se o 21 de abril, essa data tem um grande significado para mim e para a História brasileira. Hoje vou escrever sobre o que está escrito na bandeira inconfidente que se tornou a bandeira do estado de Minas Gerais: Libertas Quae Sera Tamen  e do simbolismo do triângulo e sua cor vermelha, tudo no meu humilde modo de interpretar. O triângulo que está na bandeira possui os três lados iguais chama-se equilátero. Esse triângulo, segundo estudiosos simboliza a terra. Para os alquimistas simboliza o fogo e o coração. O triângulo tem uma grande importância para a maçonaria o chamam de delta luminoso por conta da forma maiúscula da letra grega. Segundo a maçonaria, a base representa duração e os seus lados iguais representam, cada um deles, a Treva e a Luz compondo um ternário cósmico. O triângulo possui três pontas, três é um dos números áureos. O Três simboliza a tríade celestial. O vermelho é símbolo fundamental do princípio da vida. Incita a ação, lança como um s