Pular para o conteúdo principal

Morro da Conceição


Na minha cidade parece que dá para ouvir a contagem regressiva para o carnaval. A euforia já se instalou e a maioria conta os dias para ouvir o apito da Sapucaí, inclusive eu.

Apesar da minha cidade nesta época ter um contingente maior de pessoas e que todos os olhos do mundo estão voltados para o novo Sambódromo, existe um lugar em que o bafafá parece não ter chegado: o Morro da Conceição.

Morro da Conceição é um morro, obviamente, localizado na Zona Portuária da cidade. Nele está o Museu Cartográfico do Exército, o Observatório do Valongo, a Pedra do Sal (de grande valor histórico). Mas também há uma linda Nossa Senhora da Conceição, crianças brincando nas portas de suas casas, um bar antigo com uma máquina registradora velha, casas geminadas, ruas com nomes sugestivos (Jogo da bola e do Escorrega), casas vendendo sacolés e bordadeiras mantendo uma tradição. Não que no meu subúrbio, não haja dessas coisas, sim há. Porém, pensando num centro de uma cidade como o Rio, torna-se incomum ou pitoresco.

Suas ladeiras escondem história e devoção, além de uma bela vista da Baía de Guanabara. Temo que sua tranquilidade seja extirpada pelas obras do Porto Maravilha. Não há como se resistir ao progresso numa cidade sede de Olimpíadas e Copa do Mundo.

Para você que não é daqui ou para você, carioca, vá uma vez ao Morro da Conceição, mas antes dê uma olhada no trailer do documentário abaixo, cujo conhecimento vem de alguns anos atrás. Numa das minhas tentativas em saber sobre meus antepassados, deparei-me com o Morro, logo depois soube deste lindo documentário de Cristiana Grumbach. Hoje volto lá para reviver meu passado e perpetuar uma tradição: bordar.

Boa folia e para aqueles que não gostam um bom descanso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa Senhora das Dores

Sempre quando estou em algum lugar que tenha uma igreja eu entro. E hoje não foi diferente, estava no Centro do Rio e entrei na igreja de Santa Rita, já fui inúmeras vezes,  e gosto de assistir a missa de lá. Gosto e aprecio rituais. Assim como gosto e aprecio imagens, sejam quais forem. A igreja estava com todos os santos cobertos, mas havia uma imagem sem cobertura: a de Nossa Senhora das Dores. Durante a missa fiquei muito atenta àquela imagem... Manto roxo, expressão de dor e com um punhal cravado no peito. Ela estava aparente porque estamos na Semana Santa, a semana do calvário de Cristo, seu filho. Pensei em quantas dores nós, mulheres ou não, passamos durante a vida e muitas ainda vamos passar. Quantas mães perderam seus filhos ou filhas (dor incalculável), quantos de nós perdemos todos os dias e nos doemos. As dores do parto, a dor da morte, a dor da perda de um ente querido, a dor de uma doença, a dor de receber uma notícia ruim, a dor de perder um emprego, em perder tudo

A glândula pineal e o Olho de Hórus

Sempre gostei de pesquisar sobre muitas coisas, principalmente se eu estou envolvida de alguma forma com determinado assunto. E a espiritualidade é a bola da vez, na verdade, sempre foi, só que agora tem aflorado ainda mais. Quanto mais me aprofundo sobre algo, mais a vida vai me levando... Cheguei na glândula pineal. A glândula pineal ou epífise é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Conectada aos olhos através dos nervos. Produz melatonina que promove o ritmo diário de luz e escuridão, com isso ela é reguladora do sono. Também é reguladora de outras glândulas dentre elas está a hipófise. Ela tem o tamanho de um caroço de ervilha. Se fizéssemos um corte cerebral ela estaria localizada entre os dois olhos e na direção abaixo da moleira. Em algumas pessoas a pineal apresenta cristais de apatita. E segundo alguns médicos quanto maior o número de cristais maior a capacidade de captar ondas eletromagnéticas. Acho válido um ap

Liberdade ainda que tardia

Amanhã, comemora-se o 21 de abril, essa data tem um grande significado para mim e para a História brasileira. Hoje vou escrever sobre o que está escrito na bandeira inconfidente que se tornou a bandeira do estado de Minas Gerais: Libertas Quae Sera Tamen  e do simbolismo do triângulo e sua cor vermelha, tudo no meu humilde modo de interpretar. O triângulo que está na bandeira possui os três lados iguais chama-se equilátero. Esse triângulo, segundo estudiosos simboliza a terra. Para os alquimistas simboliza o fogo e o coração. O triângulo tem uma grande importância para a maçonaria o chamam de delta luminoso por conta da forma maiúscula da letra grega. Segundo a maçonaria, a base representa duração e os seus lados iguais representam, cada um deles, a Treva e a Luz compondo um ternário cósmico. O triângulo possui três pontas, três é um dos números áureos. O Três simboliza a tríade celestial. O vermelho é símbolo fundamental do princípio da vida. Incita a ação, lança como um s