Pular para o conteúdo principal

Santa Luzia

“Doce Virgem Mártir que, no mundo por amor de Deus, tanto sofrestes, tende piedade dos pobres pecadores...” Assim inicia a oração à Santa Luzia. Hoje é seu dia.

Há muitas histórias que envolvem a vida de Santa Luzia. Uma delas é de que Luzia ou Lúcia, nome proveniente do latim (lucere), pertencia a uma rica família italiana cristã. Luzia fez um voto de permanecer na virgindade perpétua. Com a morte do pai, foi prometida a um jovem da Corte, porém pagão. A jovem, então, foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda a fim de ter um esclarecimento sobre sua fé e sua futura condição. Luzia, volta mais convicta de seus ideais em Cristo e resolve não mais casar.   Revoltado com a decisão, o noivo a denuncia ao imperador Diocleciano e a jovem foi levada a julgamento. Como dava valor à virgindade, Luzia foi condenada a servir a prostituição. Porém, nenhum guarda conseguiu removê-la do lugar. Foi condenada à morte ali mesmo. Foi jogado sobre seu corpo azeite e resina quentes. Como não morria, foi decaptada. Além de todo seu martírio, seus olhos foram arrancados. Luzia, foi morta em 303 em Siracusa, na Sicília.

Fui consagrada à santa ao nascer. Recebi seu nome devido a um pedido feito por minha mãe na idade de 9 anos quando um de seus olhos foi atingido por um objeto. Na ocasião, minha mãe, prometeu que ficando curada a homenagiaria dando seu nome caso tivesse uma filha. Pedido atendido, promessa cumprida.

Adoro meu nome. Luzia vem de luz, significa iluminada. Eu posso tanto ser um substantivo (caso reduza meu nome para luz) ou ser um verbo (verbo luzir, que conjugado no passado ficaria luzia – ele/ela luzia). Outra vantagem de ser Luzia, é a de não ser um nome comum. Exemplo: nunca esbarrei com outra Luzia na escola. Até na faculdade foi assim. A desvantagem em ser Luzia é a de ficar repetindo meu nome cada vez que o pronuncio a alguém, pois entendem sempre como Luiza.

Torço para que eu corresponda ao peso do significado do meu nome. Santa Luzia já me livrou de muitos perigos e até de graves doenças (mais uma vez minha mãe recorreu a ela quando fui acometida por uma dengue hemorrágica). É sempre uma responsabilidade a mais ter nome de santo. Não que queira ser santa e nem sou, aliás, tô longe de ser, mas tenho orgulho do meu nome. Um dos pedidos que sempre faço a ela é que sempre proteja meus olhos físicos e os da alma, para que eu possa ver além, através das coisas e seres.    


Santa Luzia, que eu consiga ver luz onde há trevas. Santa Luzia, que eu consiga ser cada dia melhor como pessoa. Santa Luzia, que eu consiga ver além das aparências. Santa Luzia, que eu seja sempre positiva e veja a beleza mesmo nos caminhos pedregosos. Santa Luzia que ilumine meu trajeto e me defenda de todo o mal. Santa Luzia, não quero ser passado e sim ser presente de um lindo futuro.  Amém.


Oração à Santa Luzia:

Doce virgem mártir que, no mundo por amor de Deus, tanto sofrestes, tende piedade dos pobres pecadores que, confiantes a Vós recorrem e prostrados imploram, por vossa intercessão a Divina misericórdia. Ouvi, benigna as nossas súplicas, Vós que tantas vezes tendes restituído a vista dos cegos. E por piedade alcançai-nos da Virgem Mãe de Deus a graça que com tamanha confiança agora vimos implorar. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A glândula pineal e o Olho de Hórus

Sempre gostei de pesquisar sobre muitas coisas, principalmente se eu estou envolvida de alguma forma com determinado assunto. E a espiritualidade é a bola da vez, na verdade, sempre foi, só que agora tem aflorado ainda mais. Quanto mais me aprofundo sobre algo, mais a vida vai me levando... Cheguei na glândula pineal. A glândula pineal ou epífise é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Conectada aos olhos através dos nervos. Produz melatonina que promove o ritmo diário de luz e escuridão, com isso ela é reguladora do sono. Também é reguladora de outras glândulas dentre elas está a hipófise. Ela tem o tamanho de um caroço de ervilha. Se fizéssemos um corte cerebral ela estaria localizada entre os dois olhos e na direção abaixo da moleira. Em algumas pessoas a pineal apresenta cristais de apatita. E segundo alguns médicos quanto maior o número de cristais maior a capacidade de captar ondas eletromagnéticas. Acho válido um ap...

Criogenia de D. ou manifesto pelos prazeres perdidos

Como definir em palavras o que está em Criogenia de D. ou manifesto pelos prazeres perdidos do escritor Leonardo Valente? Como definir, na concretude das palavras, aquilo que senti, ouvi, elucubrei e experimentei? Tudo que escreverei pode ser uma “farsa” em vários aspectos, mas em respeito ao autor, não será. Devorei o livro em menos de um dia. Impossível “desgrudar” da leitura. Acho que a habilidade jornalística do autor proporciona isso. O livro te prende, na verdade, a história de D. Aliás, como definir D.? D. é indefinível porque é sentimento. Na verdade, D. é um trem descarrilado que vem te atropelando do inicio ao fim. D. é um atropelo. Encaro atropelo como subversivo. O livro é subversivo. Tudo o que é subversivo atrai, D. me atraiu plenamente.   O autor subverte tudo, desde a forma da narrativa até o estilo. Sou uma pessoa de símbolos e Criogenia é cheia deles. Pra mim, símbolos são as formas de expressão mais sofisticadas e antigas de enxergar o mundo, então, símbolo...

Morricone e o assovio do meu pai *

Meu pai sempre gostou de assoviar. Desde muito pequena o ouvia assoviando pela casa melodias, para mim, estranhas. Acho que o meu primeiro contato com a música foi através dos assovios e, também, das canções de ninar entoadas por meus pais.  Mas algumas notas eram recorrentes nos assovios de meu pai e só alguns anos mais tarde pude identificá-las. A melodia em questão faz parte da música tema do filme Três Homens em Conflito , ou O bom, o mau e o feio , composta pelo maestro e compositor italiano Ennio Morricone. O filme, do cineasta italiano Sérgio Leone, é de 1966 e ficou rotulado como um western spaghetti. Ter Ennio Morricone como compositor de suas trilhas era uma de suas marcas. Porém, Morricone se fez por si só independente de Leone e dos westerns . Muitas de suas composições foram eternizadas. Hoje com apenas alguns trechos melódicos identificamos o filme ao qual elas pertencem. Um filme sem uma boa trilha sonora não existe. Ele pode até ter um bom roteiro, mas sem uma...